terça-feira, 19 de setembro de 2017

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve a partir de quarta em Santa Catarina

Notícias do Dia
18/09/2017

Funcionários dos Correios em Santa Catarina poderão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira (20). A categoria, que está em campanha salarial, aguarda a proposta da empresa em uma reunião que deverá acontecer nesta terça-feira (19), em Brasília.

De acordo com o José Maria Pego, dirigente sindical do Sintect-SC (Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares) de Santa Catarina, os trabalhadores pedem o reajuste de 8%, referente às perdas inflacionárias do período, mais aumento real de R$ 300 e de 10% em benefícios como o vale alimentação.

Uma das grandes brigas, no entanto, é referente ao plano de saúde dos trabalhadores. “Atualmente, a empresa arca totalmente com o custeio do plano de saúde, mas quer começar a cobrar uma mensalidade, como se fosse um plano de saúde particular. Tendo em vista que temos um dos menores salários das estatais do país, que é, em média, de R$ 1.600, isso é inviável. Os trabalhadores não têm condição de pagar por isso”, diz José Maria Pego.

Um representante sindical de Santa Catarina está acompanhando as negociações com a empresa em Brasília. Até o momento, conforme Pego, a empresa não apresentou nenhuma proposta formal sobre as reivindicações dos trabalhadores.

Após o encontro que deverá acontecer na capital federal, os sindicatos realizarão assembleias estaduais. A de Santa Catarina será realizada em Florianópolis, às 19h desta terça. Caso aprovada, a greve começa a partir de quarta-feira, por tempo indeterminado.


A assessoria de imprensa dos Correios em Santa Catarina informou que ainda aguarda os encaminhamentos da reunião em Brasília e das assembleias estaduais para avaliar o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário