terça-feira, 19 de setembro de 2017

Cross Border: o mundo aberto para o e-commerce

BRAZIL EXPORT MAGAZINE
SET/2017


O comércio eletrônico ampliou as possibilidades de compra e venda entre países, o chamado cross border. E não demorou para que os consumidores percebessem as vantagens de desfrutar de uma infinidade de opções de mercadorias a um clique de distância. Considerando números mundiais, mais da metade das pessoas que compram online já fizeram pedidos em sites fora de seus países, de acordo com o relatório Global Cross-Border B2C E-Commerce 2017, produzido pela Research and Markets.

Ainda de acordo com o estudo, os principais motivos para as compras em e-commerces internacionais são a diversidade de produtos disponíveis e os preços atrativos. Quanto aos itens mais procurados, as categorias de vestuário, eletrônicos, livros e entretenimento digital se destacam. O relatório também aponta que esses consumidores se preocupam com o tempo de entrega, o custo do frete e a qualidade dos produtos. Não à toa, diversos vendedores de sites internacionais vêm oferecendo frete grátis para as compras de outros países. No Brasil, o maior reflexo dessa consolidação do cross border ainda se dá na importação. Os Correios recebem mensalmente mais de 2 milhões de encomendas internacionais, grande parte oriunda do comércio eletrônico. De acordo com a 35ª edição do relatório Webshoppers, da Ebit, 53% dos consumidores entrevistados fizeram pelo menos uma compra em sites estrangeiros em 2016, com um gasto de R$ 2,4 bilhões, o que representa uma alta de 17% em relação ao ano anterior.
Os sites preferidos para as compras dos brasileiros são os chineses e os americanos, preferência também percebida em consumidores ao redor do globo. De acordo com o relatório da Research and Markets, pelo menos dois terços dos consumidores online que fazem compras no exterior compram de players localizados nos Estados Unidos ou na China.

Os dados revelam que esses varejistas souberam aproveitar a demanda global e se adaptaram aos consumidores dos diferentes mercados. Logo que a procura dos brasileiros no principal marketplace chinês começou a despontar, o site percebeu que a versão em língua inglesa não era suficiente e criou uma versão em português, por exemplo. A gigante do comércio eletrônico nos Estados Unidos também se mantém de olho nas demandas internacionais, principalmente no consumo de tecnologias.

O mercado consumidor é global para todos que vendem pela internet. Mas adaptar-se é palavra-chave para as empresas que desejam explorar essa fatia do mercado. Para isso, parcerias são fundamentais. Terceirizar as atividades de logística, por exemplo, pode ser um passo importante para que a loja virtual consiga se dedicar a esse planejamento da expansão de sua base de consumidores. Com o serviço Correios Log+, os Correios assumem etapas que consomem energia e recursos no dia a dia da empresa, como coleta, armazenagem, preparação, distribuição e entrega, além da logística reversa, do gerenciamento de pedidos e do atendimento pós-venda. Assim, a loja virtual pode se dedicar a comprar e vender melhor, oferecendo preços e produtos mais atrativos ao mercado internacional. O serviço proporciona uma redução média de 47% dos custos envolvidos nas atividades de frete, armazenagem e manuseio. Além disso, o comércio eletrônico brasileiro conta com o serviço Exporta Fácil, dos Correios, que simplifica a exportação ao integrar todos os entes envolvidos no processo: Banco Central, Receita Federal, Secretaria de Comércio Exterior e outros órgãos anuentes. O empresário, após vender para o exterior, precisa apenas preparar a encomenda para o envio e levar o objeto a uma agência, podendo ainda utilizar a pré-postagem no site dos Correios, para agilizar o seu atendimento. Todo o restante do processo é por conta dos Correios, que preparam a encomenda para a fiscalização da Receita Federal, verificam a documentação, preenchem os dados no portal de exportação e preparam o desembaraço aduaneiro junto à Receita. Após o despacho aduaneiro, os Correios emitem o comprovante para o exportador, enviam a carga para expedição e transportam até o país do comprador, repassando a encomenda ao correio do destino, que realiza a entrega.

Por meio do Exporta Fácil, a loja virtual pode escolher entre as diversas modalidades de entrega disponíveis, SEDEX Mundi, EMS Brasil, Leve Internacional e Mercadoria Econômica, optando pela relação de custo e prazo que lhe for mais conveniente. O serviço já atendeu mais de 15 mil empresas, com cerca de 260 mil remessas para 197 países. Para o próximo ano, os Correios preparam novos serviços que facilitarão ainda mais a exportação para as empresas do comércio eletrônico brasileiro, como a Logística Mundi, solução completa para o mercado internacional, que incluiu o outbound, inbound, a logística reversa, além de operações back to back. Todas as soluções contam com tecnologia agregada, como webservices de preço, prazo e pré-postagem, troca eletrônica dos dados do objeto e integração completa com o Portal Único do Servidor.

O cross border é uma realidade mundial para o comércio eletrônico e pode ser explorado não apenas pelos consumidores brasileiros, na importação, mas também pelos empresários, na exportação, proporcionando a ampliação da sua base de consumidores.

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