terça-feira, 16 de maio de 2017

Estado registra pelo menos 38 ataques a caixas e Correios em menos de 5 meses

G1
15/05/2017


Pelo menos 11 explosões de caixas eletrônicos e 27 assaltos em agências dos Correios foram registrados no Tocantins nestes primeiros meses de 2017. Os criminosos, cada vez mais, demonstram ousadia. Na capital, foram dois ataques a terminais de autoatendimento nos últimos 20 dias. O primeiro aconteceu no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e o mais recente em um caminhão agência que estava na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).

Na maioria dos casos, a ação dos bandidos deixa grandes estragos. A Prefeitura de Miracema, por exemplo, teve parte do teto destruído depois que homens explodiram um caixa eletrônico. O prédio teve que ser desocupado e o atendimento suspenso. Os outros ataques aconteceram em Brejinho de Nazaré, Pedro Afonso, Santa Fé do Araguaia, Guaraí, Pium, Nazaré, Fátima, Araguaína e Palmas.

A explosão nos caixas da Agrotins chamou atenção porque tinha reforço de policiamento durante todos os dias da feira. A Polícia Militar justificou que os assaltantes conseguiram no local de barco, pelo lago de Palmas. A Polícia Federal investiga o caso. (Veja vídeo)

Os caixas do aeroporto ainda estão sem funcionar. Também foram dois equipamentos explodidos. Além disso, mais de 50 tiros foram disparados e oito acertaram um taxi.

Além dos caixas eletrônicos, o número de assalto a agências dos Correios também cresce no estado. Em 2016 foram 31 casos. Esse ano, já foram 27 crimes. No último sábado (13), moradores de taipas, no sudeste do estado, foram surpreendidos com os bandidos que destruíram uma das paredes do prédio e abriram o cofre da agência.Segundo o delegado Vinícius Mendes, os criminosos mudaram a forma de executar os crimes e estão mais agressivos. Apesar, da quantidade de explosões, ele garante que bandidos estão sendo presos.

“No ano passado houve uma redução de 20 das ocorrências de crimes contra instituições financeiras no estado. E um crescimento de 30% no número de prisões feitas pela polícia civil de pessoas que praticaram crime contra instituições financeiras”, disse o delegado Vinicius Mendes.

A própria polícia diz que todas as explosões acontecem após o abastecimento dos caixas. Mas os órgãos de segurança pública, não informam se existem ações em andamento para evitar os ataques.

Outro lado
A Polícia Militar disse que tem se esforçado para bem cumprir a sua função constitucional de prevenção. "Para se evitar furtos e roubos às agências dos Correios e estabelecimentos congêneres, torna-se necessária a união de esforços entre os demais órgãos de segurança no cumprimento de suas missões."

A PM disse ainda que as instituições devem adotar medidas de vigilância próprias. Sobre a atuação dos militares, a corporação disse que "estão sendo adotadas medidas de otimização do efetivo com redução do número de militares na atividade administrativa, realização constante de operações, implemento de novas modalidades de policiamento, capacitação da tropa entre outras ações de caráter estratégico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário