quinta-feira, 16 de março de 2017

Trabalhadores dos Correios fazem paralisação no Vale do Paraíba

G1
15/03/2017

Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba iniciaram nesta quarta-feira (15) uma paralisação de 24 horas na região. Além de protesto contra a reforma da previdência, a greve é motivada por questões específicas da categoria, que é contra o plano de reestruturação da empresa e o aumento na contribuição pelo plano de saúde.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares (Sintect), a paralisação no Vale do Paraíba é parcial e a adesão varia conforme a agência. Parte dos trabalhadores em greve deve participar de um ato na Praça Afonso Pena, em São José, com outras centrais sindicatos.

Além de protestar contra as reformas do governo Temer, a categoria também usa a greve para pressionar a empresa a discutir reivindicações da categoria. Os trabalhadores são contra o aumento no valor de cobrança no plano de saúde e o plano de reestruturação dos Correios.

"Nosso salário não comporta o aumento na mensalidade pelo plano de saúde e a empresa quer quer o compartilhamento seja maior. Também somos contra a reestruturação, que propõe o fechamento de três agências na região [uma em São José, uma em Guará e outra em Roseira] e o aumento na distância percorrida pelos trabalhadores", afirmou Moisés Lima, presidente do sindicato na região.

Os Correios foram acionados pelo G1 e informaram durante a tarde de quarta que apuram as informações.

Protestos

Sindicatos de várias categorias paralisaram as atividades nesta quarta-feira (15) no Vale do Paraíba. As manifestações contra as reformas da previdência, lideradas por sindicalistas, interditaram o tráfego na Dutra em ao menos três pontos na região.

Os atos também atrasaram a circulação de ônibus do transporte coletivo em São José e contaram com a adesão de 55% dos professores da rede estadual de ao menos 11 cidades da região - segundo o Sindicato dos Professores (Apeoesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário